Search

Estados Unidos: Imigração e Vistos

O processo de imigração e vistos para estrangeiros no direito americano é famoso pela longa espera e vasta lista de exigências para o requerente. Exigências e morosidade à parte, esses processos são, muitas vezes, a única forma de unir famílias separadas pela distância, iniciar o processo de naturalização ou transformar sonhos de uma vida melhor em realidade.

Existem atualmente 185 tipos diferentes de vistos ou permissões para estadia temporária ou permanente nos Estados Unidos. Estes vistos, ou permissões, podem ser separados em duas categorias distintas: vistos de imigrantes (immigrant visas) e vistos de não imigrantes (non-immigrant visas).


Vistos para Imigrantes - Immigrant Visas


Vistos para imigrantes oferecem aos cidadãos de outros países a possibilidade de se tornarem residentes permanentes (identificados pelo “green card”) e, posteriormente, americanos naturalizados após alguns anos legalmente no país. Estes tipos de visto podem ser adquiridos de diversas formas sendo as mais frequentes através de certos membros da família (family-based) ou pelo empregador (employment-based).


Seguem abaixo alguns exemplos de vistos de imigrantes para membros da mesma família:


  • Vistos para cônjuge (Spouse Visas)

  • Vistos para noivo(a) (Fiancé/Fiancée Visas)

  • Vistos de imigrantes para familiares diretos como cônjuges, filhos e pais (Immediate Relative Immigrant Visas)

  • Vistos de imigrantes para familiares por preferência como cônjuge de residente permanente, filhos e irmãos (Family Preference Immigrant Visas)

  • Adoção internacional para membros da mesma família [LINK]


O processo de imigração para familiares diretos pode durar desde alguns meses até um pouco mais de um ano variando de acordo com complexidades de cada caso ou se o imigrante estrangeiro se encontra nos Estados Unidos ou fora do país.

Vistos de imigrante para familiares por preferência seguem um processo semelhante mas podem durar mais tempo. Um exemplo dessa morosidade é o visto de imigrante para irmãos de cidadão americano que pode durar mais de 10 anos para ser aprovado dependendo do país de origem do imigrante estrangeiro.


Vistos de imigrante de trabalho são obtidos através de um empregador qualificado que “patrocina” ou faz o requerimento junto ao serviço de imigração para o imigrante estrangeiro. Alguns casos requerem a obtenção de um certificado do Ministério do Trabalho Norte-Americano como primeiro passo. Muitas empresas auxiliam funcionários estrangeiros interessados nesse tipo de visto chegando até a oferecer programas específicos para trabalhadores de habilidade excepcional ou profissionais altamente qualificados em certas áreas como, por exemplo, Tecnologia da Informação.


Vistos para Não-Imigrantes


Ao contrário de vistos para imigrantes, vistos para não-imigrantes não abrem as portas para os processos de residência permanente ou naturalização. Mas podem oferecer muitas outras oportunidades para estrangeiros interessados em morar, estudar ou trabalhar nos Estados Unidos de forma temporária. Alguns destes vistos podem ser renovados inúmeras vezes enquanto outros apresentam limites. Além disso, este tipo de visto pode ajudar o estrangeiro a permanecer legalmente nos Estados Unidos enquanto busca uma forma de se qualificar para um visto de imigrante. Os vistos de não-imigrantes mais comuns atualmente são:


  • Vistos de Estudante

  • Vistos de Trabalho

  • Vistos para Investidores


Nas próximas semanas, fique atento para novos artigos contendo mais detalhes sobre esses vistos.


Naturalização e Cidadania Americana


Estrangeiros que passam pelo processo de naturalização e cidadania americana se tornam cidadãos americanos com quase todos os direitos e deveres de cidadãos americanos natos. Uma vez naturalizado, o estrangeiro com cidadania americana pode ter um passaporte americano, votar e concorrer a vagas de emprego exclusivas para cidadãos americanos. Salvo raras exceções, o processo de naturalização inclui uma entrevista com um agente de imigração. A entrevista inclui dez perguntas das quais cinco devem ser respondidas corretamente para o estrangeiro ser aprovado. Após a entrevista, o último passo do processo de naturalização é a cerimônia oficial.


Seja para se juntar à sua família nos Estados Unidos, trabalhar ou estudar em empresas ou instituições de ensino americanas, ou requerer residência permanente ou cidadania, podemos ajudá-lo com o seu processo de imigração, mudança de visto ou ajuste de status. Entre em contato conosco pelo telefone +1 (385) 334-4030 ou via WhatsApp +1 (801) 608-4706, ou agende uma consulta inicial pelo nosso site: https://www.skvlegal.com/contact


Mon - Fri

9am to 5pm

(385) 334-4030

info@skvlegal.com

824 E South Temple, Ste. 3

Salt Lake City, 84102

  • Facebook
  • Instagram