Search

Visto De Estudante (F)

O estrangeiro interessado em estudar nos EUA deve primeiro solicitar e obter um visto de estudante conhecido como visto F.



O F1 é o requerente principal e o F2 o dependente do requerente, como cônjuge e filhos dependentes.


Existem duas maneiras de solicitar um visto de estudante: enquanto estiver nos EUA ou no exterior.


Requerimento de mudança de visto dentro dos EUA


Se você já estiver nos EUA, você deve ter entrado legalmente no país e ainda estar em status para se qualificar para uma mudança de visto. O primeiro passo é entrar em contato com uma instituição educacional qualificada e obter um I-20. O I-20 é um formulário preenchido e emitido pela escola e contém as seguintes informações:


  1. Nome e endereço da instituição

  2. Informação pessoal do requerente

  3. Nome, tipo e duração do curso

  4. Valor do curso incluindo material, custo de vida, despesas adicionais e, em alguns casos, bolsas de estudos obtidas


Os vistos de estudante se aplicam àqueles que desejam estudar inglês nos EUA, frequentar cursos universitários ou de ensino superior, ou cursos para determinadas certificações profissionais.


Depois de obter seu I-20 devidamente preenchido e assinado, o próximo passo é solicitar uma mudança de status on-line ou enviando o formulário correto e documentação necessária à imigração. Você deve sempre incluir um comprovante de sua situação financeira para demonstrar que você e/ou seu(s) dependente(s) não pretendem trabalhar sem autorização e uma carta explicando seus planos e objetivos enquanto estiver nos EUA como, por exemplo, estudar inglês para fazer o TOEFL e cursar uma faculdade também nos EUA ou retornar ao seu país de origem mais qualificado para ingressar no mercado de trabalho.


A principal desvantagem de solicitar um visto de estudante nos EUA é que o novo visto não ficará carimbado no seu passaporte, o que significa que você não pode sair do país e retornar com o mesmo visto de estudante. Para isso, o solicitante deverá solicitar um visto em uma Embaixada ou Consulado dos EUA no exterior para que seu retorno seja permitido.


Requerimento de visto de estudante do exterior


Se você estiver solicitando um visto de estudante do exterior, você também deve primeiro obter um I-20 de uma instituição de ensino nos EUA ou através de um agente qualificado como um Student Travel Bureau. Depois de ter toda a documentação necessária, conforme listado acima, você deve solicitar um visto de estudante na Embaixada ou Consulado dos EUA mais próximo de você. Responda a todas as respostas do formulário com sinceridade, de acordo com o seu conhecimento, incluindo se você já teve vistos negados ou cancelados no passado. Tenha em mente que fornecer informações incorretas ou falsas a um funcionário consular pode ser considerado um ato intencional e pode levar à negação do visto. Os tempos de processamento variam muito dependendo de onde você está se candidatando, mas a boa notícia é que a partir de junho de 2022 os tempos de processamento serão mais curtos.


Reativando o seu visto de estudante


Se você está atualmente nos EUA e seu visto de estudante expirou ou seu I-20 foi cancelado, você deve requerer o reativamento do seu visto em até 5 meses. Após a marca de cinco meses, você deverá demonstrar circunstâncias excepcionais fora de seu controle que o impediram de registrar uma nova solicitação de visto dentro desse prazo. Além disso, o requerente deve:


  1. Não ter um registro de violações repetidas ou intencionais do status de não imigrante passado ou atual

  2. Não ter trabalhado sem autorização

  3. Estar cursando ou tem intenção de cursar um curso completo de estudos no futuro imediato em uma escola qualificada

  4. Não estar em processo de deportação.


Assim que a sua solicitação for aprovada, você estará em situação legal novamente e poderá permanecer nos EUA enquanto seu status for válido.


Visto de estudante e trabalho remunerado


Portadores de visto de estudante podem trabalhar, mas há restrições. O trabalho é permitido quando igual ou inferior a 20 horas semanais e geralmente deve ser no campus da escola ou faculdade, ou em um campo relacionado ao curso de estudo. É importante que o aluno primeiro obtenha permissão da escola para evitar uma violação do status de estudante que pode levar ao cancelamento do visto.


Em alguns casos, a imigração pode permitir que o portador do visto de estudante trabalhe mais de 20 horas por semana e/ou busque emprego fora do campus. Neste caso, você deverá entrar em contato com a sua escola e perguntar quais são os requisitos ou se você se qualifica.


Outra opção é obter um Treinamento Prático Curricular (CPT) ou Treinamento Prático Opcional (OPT) antes ou depois de se formar. Esses programas permitem que certos estudantes estrangeiros nos EUA trabalhem em período integral e recebam benefícios temporariamente (entre 1 a 2 anos).


Meu requerimento de visto de estudante foi negado: e agora?


Se você teve um requerimento de visto de estudante negado e está atualmente nos EUA, você pode ser elegível para apelar da decisão ou enviar uma moção para reabrir e/ou reconsiderar. Se você estiver solicitando do exterior, terá que iniciar o processo de solicitação de visto novamente.


Se você teve o seu requerimento de visto negado e gostaria de aplicar novamente ou gostaria de apelar da decisão emitida pela USCIS, entre em contato com um de nossos advogados de imigração ainda hoje para descobrir quais são suas opções. Você pode agendar uma consulta online em https://www.skvlegal.com/book-online. Nossos advogados e paralegais falam português, inglês e espanhol.