Search

Vistos de Trabalho: como morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos

Updated: Mar 8

Quer morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos mas não sabe por onde começar? Então este artigo é para você.



Existem vários tipos de vistos de trabalho para quem quer trabalhar legalmente na terra do Tio Sam. Embora a imigração americana seja altamente criteriosa para emitir esses tipos de visto e demore meses, ou até mesmo mais de um ano, para aprovar esses vistos, não pense em desistir. O seu sonho de trabalhar legalmente nos EUA pode estar mais perto do que você acha. A seguir, listei os mais comuns tipos de visto separados em duas categorias para auxiliar você e sua família a decidirem a melhor estratégia.


Neste artigo introdutório, dividi os vistos de trabalho em duas categorias: vistos que requerem um patrocinador (ou sponsor) e vistos que não possuem esta exigência.


Vistos que exigem um patrocinador (sponsor)


Vistos que exigem um sponsor são aqueles nos quais o profissional estrangeiro depende de um empregador para justificar sua contratação para trabalhar legalmente nos Estados Unidos. O empregador ou sponsor é responsável por alguns dos passos necessários para a aprovação do visto, servindo com um patrocinador (daí a palavra sponsor) do visto. Desta forma, o sponsor se responsabiliza perante as autoridades de imigração pelo profissional devendo contratá-lo para a posição descrita na petição para o visto pelo tempo previsto e pagando o salário apresentado a imigração ou ao Departamento de Trabalho, dependendo do caso ou tipo de visto.


O profissional estrangeiro pode procurar um sponsor já estando nos EUA antes de requerer uma mudança de visto, ou estando ainda em outro país passando pelo processo consular para a obtenção do visto.

Abaixo, segue uma lista de vistos para não-imigrantes (ou vistos que não levam a residência permanente) que exigem um sponsor.


J-1 - este tipo de visto oferece a estudantes de curso superior e/ou profissionais estrangeiros o ingresso nos EUA para trabalhar em empregos previamente autorizados pelo governo americano. Todo ano, centenas de estrangeiros vêm para os Estados Unidos para trabalhar em estações de ski, por exemplo, a partir deste programa.


H-1B - o visto H-1B visa profissionais em diversos setores e requer no mínimo curso superior completo.


H-2A e H-2B - para empregos temporários, este tipo de visto autoriza a entrada de estrangeiros para trabalharem em posições onde há falta de mão de obra nacional, como no setor da agricultura.


L-1A e L-1B - este tipo de visto autoriza funcionários ou executivos de multinacionais a virem para os Estados Unidos para trabalharem em uma afiliada ou subsidiária em território nacional por um certo período de tempo.


O-1 - profissionais com talentos extraordinários nas áreas científica, artística, de educação, de negócios, ou nos esportes, podem se beneficiar com este tipo de visto. O profissional estrangeiro deve demonstrar um currículo invejável incluindo reconhecimentos, certificados e títulos nacionais e estrangeiros, dependendo do perfil. Em certos casos, o profissional buscando este tipo de visto pode pedir ao seu agente para servir de sponsor.


P-1A, P1-B, P2, e P-3 - este visto contempla artistas e profissionais do ramo do entretenimento, como atletas, jogadores profissionais, e companhias de entretenimento como o circo.


Q visas - participantes de programas de intercâmbio cultural aprovados pela Secretaria de Segurança Nacional podem entrar nos Estados Unidos com este tipo de visto que oferece a oportunidade de trabalho legal e integração de estrangeiros no ambiente local bem como a interação entre nacionais e profissionais de outros países.


C-1, D, e C-1/D - este tipo de visto é utilizado por funcionários que trabalham em cruzeiros e tripulações aéreas, por exemplo.


Vistos que não exigem um patrocinador (sponsor)


Um visto que não exige um patrocinador ou sponsor, também chamado de self-petitioning, possibilita profissionais estrangeiros a pedir uma permissão de trabalho sem a necessidade de terem um empregador em vista. Alguns tipos abrem as portas para a residência permanente ou green card, e, mais tarde, cidadania americana.


Alguns destes tipos de visto são:


EB-1A - chamado de primeira preferência para obtenção de residência permanente via autorização de trabalho (ou first preference level for employment-based green cards), este visto está voltado para profissionais estrangeiros de habilidades extraordinárias em diversos ramos como nas áreas científica ou artística, de educação, e de negócios, ou nos esportes. O profissional estrangeiros imigrante precisa demonstrar um currículo rico em reconhecimentos e que seus talentos irão beneficiar a comunidade local trabalhando nesta mesma área.


EB-2 NIW - neste tipo de visto, NIW significa National Interest Waiver ou permissão por interesse nacional. Neste caso, o profissional estrangeiro deve demonstrar a imigração que há um interesse nacional em aprovar o seu pedido de visto e autorização de trabalho com possibilidade de imigração ou green card. Assim, o profissional estrangiro não precisa de um sponsor nem de apresentar um certificado de trabalho previamente emitido pelo Departamento de Trabalho, que pode ser um longo e oneroso passo no processo. A documentação apresentada a imigração deve incluir histórico escolar, diplomas e certificados, e cartas de recomendação e reconhecimento, dentre outros itens, comprovando as educação e experiência do peticionador.


EB-5 - o visto de investidor contempla profissionais estrangeiros que queiram realizar um investimento na economia americana gerando empregos e novas oportunidades de trabalho para a comunidade local. Este tipo de visto deve incluir um planejamento detalhado apreciando todos os pontos do programa específico para o caso em questão.


The Diversity program ou loteria do green card, embora menos comum, também é uma forma do profissional estrangeiro de certos países se inscrever para tentar obter um visto de residente permanente com direito a autorização plena de trabalho nos Estados Unidos. Embora exista uma cota anual, milhares de estrangeiros se beneficiam com o programa todos os anos sem a necessidade de obter um sponsor. A intenção deste visto é receber em território nacional mais estrangeiros de países com um número pequeno de residentes no país.


E agora? Como posso obter mais informações sobre o tipo de visto que melhor se aplica ao meu caso?


A nossa intenção aqui foi realizar uma introdução aos diversos tipos de vistos de trabalho. Como dizem os americanos, we barely scratched the surface ou apenas apresentamos estes vistos de forma superficial. Nos próximos artigos, iremos tratar deste assunto de forma mais aprofundada incluindo os formulários necessários, taxas a serem pagas e documentação suporte exigida.


Estou decidido. Por onde começo?


Otima pergunta! Se você quer mais informações sobre a melhor opção para você e sua família, entre em contato conosco pelo email info@skvlegal.com ou pelo telefone (385) 334-4030.

NOVIDADE: Você agora pode agendar uma consulta de uma hora para discutir o seu caso de imigração com um de nossos advogados. Para fazer isto, basta visitar o nosso site e seguir as instruções: https://www.skvlegal.com/bookings-checkout/immigration-consultation?referral=service_list_widget